| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Escravidão

Page history last edited by profAldo 13 years, 4 months ago

   A Escravidão, também é conhecida como escravismo ou escravatura, foi uma prática social adotada no Brasil desde o periodo colonial até o final do império portugues. Ela começou com a retirada do Pau-Brasil, a partir de metade do século XVI, para abastecer o mercado europeu e continuou com o plantio de cana-de-açúcar que começou na metade do século XVIII. Os portugueses traziam os negros de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Naquela época o açúcar era muito cobiçado em Portugal e na Europa, além de ser muito caro.  

   Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África (link recomendado pelo grupo) para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar (link recomendado pelo grupo) do Nordeste.

   A escravidão começou com os índios e depois vieram os negros, que eram trazidos por Navios Negreiros também conhecidos como tumbeiros.

   Os senhores de terra compravam negros para trabalhar nas lavouras, por causa da cana de açucar; Depois chegaram os imigrantes que trabalhavam com o café que  foi outra grande maneira de Portugal obter lucros no mercado europeu. O plantio do café começou com os negros e terminou com os Imigrantes que procuravam uma oportunidade de vida melhor fora do pais. 

    O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.

      Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.

      Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira      

No Século do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de alforria. Juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam tornar-se livres.

      O negro também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna.

 

 

(1) 

 

(2)

Índios e escravos trabalhando com a retirada do Pau-Brasil. 

 

(3)

 Negros carregando sacos de açucar.

 


 

 

Referências

 

 

      (1) - www.overmundo.com.br/uploads/overblog/img/1242180756_navio.jpg

      (2) - www.ipahb.com.br

      (3) - www.blog.educacional.com.br

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.